AGRO EM FOCO – EDIÇÃO 3 – 19/03/2023
JULGAMENTO QUE DISCUTE BENEFÍCIOS FISCAIS A DEFENSIVOS AGRÍCOLAS RETORNARÁ EM 22 DE MARÇO
A ADI 5.553 que busca afastar a redução de 60% da base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de defensivos agrícolas volta à pauta do STF no dia 22 de março.
O placar estava em maioria favorável à manutenção dos benefícios (4×2), quando a análise da matéria foi interrompida por pedido de vista do Ministro Alexandre de Moraes.
Para as associações agropecuárias a manutenção dos benefícios fiscais irá manter o preço dos alimentos mais baratos e a competitividade da produção agrícola brasileira.
RECEITA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO “DAGON” VISANDO O COMBATE À SONEGAÇÃO NO AGRONEGÓCIO
A operação tem por objetivo a investigação de fraudes fiscais ao Imposto de Renda de produtores rurais pessoas físicas.
A investigação se concentra nos Estados de Goiás e Brasília e os procedimentos adotados são para identificar notas fiscais inidôneas emitidas apenas para fins de redução indevida do imposto.
Já foram recuperados aproximadamente R$ 375,4 milhões aos cofres públicos, incluindo o valor do imposto, juros e multa, que no caso de fraude poderá ser majorada em 150%, incluindo a representação criminal.
NCRA EXIGE ANUÊNCIA PRÉVIA NA TROCA DE CONTROLE PARA SOCIEDADE EQUIPARADA A ESTRANGEIRA
Em decisão envolvendo a alienação de ações da Eldorado Brasil Celulose S.A., a Superintendência Regional do Incra, em Mato Grosso do Sul, determinou que operações societárias que impliquem em alteração do controle de empresa proprietária e arrendatária de imóveis rurais por empresa equiparada a estrangeira exigem autorização prévia do Congresso Nacional e demais órgãos competentes, mediante aplicação da legislação e normas que tratam da restrição à aquisição de imóveis rurais por estrangeiros.
A operação envolvendo a alienação das ações da Eldorado Brasil é objeto de disputa arbitral e judicial entre as partes desde 2018.